As Sete Heresias Mortais - Bruce R. Mcconkie

As Sete Heresias Mortais
Traduzido de Elder Bruce R. McConkie, Do Quorum dos Doze
https://docs.google.com/file/d/0B7_D4jp1lGxdWHBvb00ycHdkVjA/edit


https://docs.google.com/file/d/0B7_D4jp1lGxdWHBvb00ycHdkVjA/edit PDF

Tenho buscado e agora procuro pelo guia esclarecedor que vem através do Santo Espirito de Deus. Eu desejo falar pelo poder do Espirito Santo para que minhas palavras sejam verdadeiras, sabias e apropriadas. Quando qualquer um de nós dala pelo poder do Espirito, falamos o que o Senhor quer que seja dito, ou melhor, o que ele diria se estivesse aqui pessoalmente.
Vou sair do meu padrão normal e habitual e ler trechos de minha apresentação porque gostaria de declarar com temperança e com precisão os princípios doutrinários envolvidos e expressa-los em uma maneira que não vai deixar espaço para duvidas ou perguntas. Vou falar sobre assuntos que alguns talvez considerem ser controversos, mas não deveriam ser. São coisas em que devemos estar unidos, e na medida em que formos todos guiados e iluminados do alto o seremos. Se nós somos tão unidos não haverá desentendimento entre os que acreditam e entendem a palavra revelada nós vamos progredir, avançar e crescer nas coisas do espirito; Nós vamos nos preparar para uma vida de paz, felicidade e alegria aqui e agora, e para uma eventual recompensa eterna no reino de nosso Pai.
Há uma canção ou um ditado ou um provérbio ou uma lenda ou uma tradição ou algo que fala de sete pecados mortais. Nada sei sobre estes e espero que vocês também não saibam. Meu assunto é sobre o qual alguns poucos de vocês, infelizmente, sabem alguma coisa. Isto é "As Sete Heresias Mortais" não as grande heresias da cristandade perdida e decaída, mas alguns que se introduziram entre nós.
Agora eu tomo um texto. Estas palavras foram escritas por Paulo para certos santos antigos. Em princípio, eles se aplicam a nós: Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. [1 Coríntios 11:18-19]
Agora, deixe- me listar alguns axiomas (eu acho que nos círculos acadêmicos chamamos essas ressalvas):
* Não há salvação acreditando em uma doutrina falsa.
* Verdade , o valioso diamante da verdade, verdade isenta de erro, apenas a verdade guia para a salvação.
* O que acreditamos determina o que fazemos.
* Nenhum homem pode ser salvo em ignorância de Deus e suas leis.
* O homem é salvo não mais rapidamente do que ele ganha conhecimento de Jesus Cristo e as verdades salvadoras do seu evangelho eterno .
* As Doutrinas do Evangelho pertence ao Senhor e não aos homens. Elas são dele. Ele as ordenou, ele as revelou, e ele espera que nós acreditemos nelas.
* As doutrinas da salvação não são descobertos em laboratório ou em uma viagem de campo geológico ou acompanhando Darwin ao redor do mundo. Elas vêm pela revelação e de nenhuma outra forma.
* Nossa única preocupação em buscar a verdade deve ser aprender e acreditar no que o Senhor sabe e acredita. Providencialmente, ele tem estabelecido alguns dos seus pontos de vista nas Escrituras Sagradas. Nosso objetivo como mortais é ganhar a mente de Cristo, acreditar no que ele acredita, a pensar o que ele pensa, para dizer o que ele diz, para fazer o que ele faz, e ser como ele é.
* Somos conclamados a rejeitar todas as heresias e apegar-se a toda a verdade. Só então poderemos progredir de acordo com o plano divino. Como o Senhor disse:
"Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida, surgirá conosco na ressurreição. E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro." [D&C 130:18-19]
Por favor, note que este conhecimento somente é alcançado pela obediência. Ele vem pela obediência às leis e ordenanças do evangelho. No sentido último e pleno significado isso apenas vem por revelação do Espírito Santo. Há algumas coisas que um homem iniquo não sabe e não pode saber. Ao povo do Senhor foi prometido:
"E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas." (Morôni 10:05). Mas se eles não buscarem o Espírito, se não aceitarem as revelações que Deus deu, se eles não conseguem distinguir entre a palavra revelada e as teorias dos homens, eles não têm nenhuma promessa de ganhar a plenitude da verdade pelo poder do Espírito Santo.
Agora posso sugerir a lista de heresias.
Heresia um: Há aqueles que dizem que Deus está progredindo no conhecimento e está aprendendo novas verdades.
Isso é falso, absolutamente, totalmente, e completamente. Não há um pedaço de verdade nisso. Isto surgiu a partir de uma visão totalmente distorcida e incorreta do sermão de King Follett e do significado de progresso eterno.
Deus progride no sentido de que seus reinos e domínios se multiplicam - não no sentido de que ele aprende novas verdades e descobre novas leis. Deus não é um estudante! Ele não é um técnico de laboratório. Ele não está postulando novas teorias com base em experiências passadas. Ele de fato está graduado no estado de exaltação, que consiste em conhecer todas as coisas e ter todo o poder.

A vida que Deus vive é chamada vida eterna. Seu nome, um deles, é "eterno", usando essa palavra como um substantivo e não como um adjetivo, e ele usa esse nome para identificar o tipo de vida que ele vive. A vida de Deus é a vida eterna, ea vida eterna é a vida de Deus. Eles são uma e a mesma coisa. Vida eterna é a recompensa que obteremos se crermos e obedecermos e andarmos retamente perante ele. E a vida eterna consiste em duas coisas. Trata-se da vida na unidade familiar e, também, de herdar, receber e possuir a plenitude da glória do Pai. Quem tem cada uma dessas coisas é um herdeiro e possuidor do maior de todos os dons de Deus, que é a vida eterna.
Progresso eterno consiste em viver o tipo de vida que Deus vive e de aumentar em reinos e domínios eternamente. Por que alguém deveria supor que este infinito e eterno ser que tem presidido em nosso universo por quase 2555 milhões anos, que fez os céus siderais, cujas criações são mais numerosas do que as partículas de terra, e que está ciente da queda de cada pardal - por que alguém iria supor que tal ser tem mais para aprender e novas verdades a descobrir nos laboratórios da eternidade isto é totalmente além da minha compreensão.
Irá ele um dia aprender algo que irá destruir o plano de salvação e transformar o homem eo universo em um caos desorganizado? Irá descobrir um plano de salvação melhor do que o que ele já deu aos homens em mundos sem número? A verdade salvífica, como revelada e ensinada, formal e oficialmente, pelo Profeta Joseph Smith em "Dissertações Sobre a Fé" é que Deus é onipotente, onisciente e onipresente. Ele conhece todas as coisas, ele tem todo o poder, e ele está presente em toda parte, pelo poder do seu Espírito. E a menos que nós conheçamos e acreditemos nesta doutrina não podemos ganhar a fé para a vida e salvação.
Joseph Smith também ensinou nas Dissertações sobre a fé, que três coisas são necessárias para que qualquer ser racional e inteligente possa exercer fé em Deus para a vida e salvação. Estas são:
1. A idéia de que ele realmente existe;
2. A idéia correta de seu caráter, perfeições e atributos;
3. Um conhecimento real de que o curso da vida que ele está buscando é de acordo com a vontade divina.
Os atributos de Deus são dados como o conhecimento, a fé ou o poder, a justiça, o juízo, a misericórdia ea verdade. As perfeições de Deus são nomeadas como "as perfeições que pertencem a todos os atributos de sua natureza", que é dizer que Deus possui e tem todo o conhecimento, toda a fé ou o poder, toda a justiça, a todo o julgamento, toda a misericórdia, e toda verdade. Ele é de fato a própria encarnação e personificação e fonte de todos esses atributos. Poderá alguém supor que Deus pode ser mais honesto do que ele já é? Não há nenhuma necessidade supor que há verdades que ele não conhece ou conhecimento que ele não possui. Joseph Smith também ensinou nas Dissertações sobre a fé, que três coisas são necessárias para que qualquer ser racional e inteligente possa exercer fé em Deus para a vida e salvação. Estas são:
1. A ideia de que ele realmente existe;
2. A ideia correta de seu caráter, perfeições e atributos;
3. Um conhecimento real de que o curso da vida que ele está buscando é de acordo com a vontade divina.
Os atributos de Deus são dados como o conhecimento, à fé ou o poder, a justiça, o juízo, a misericórdia ea verdade. As perfeições de Deus são nomeadas como "as perfeições que pertencem a todos os atributos de sua natureza", que é dizer que Deus possui e tem todo o conhecimento, toda a fé ou o poder, toda a justiça, a todo o julgamento, toda a misericórdia, e toda verdade. Ele é de fato a própria encarnação e personificação e fonte de todos esses atributos. Poderá alguém supor que Deus pode ser mais honesto do que ele já é? Não há nenhuma necessidade supor que há verdades que ele não conhece ou conhecimento que ele não possui.
Assim, Joseph Smith ensinou, e estas são suas palavras: Sem o conhecimento de todas as coisas, Deus não seria capaz de salvar qualquer parte de suas criaturas, pois é em razão do conhecimento que ele tem de todas as coisas, desde o início até ao final, o que lhe permite dar essa compreensão para as suas criaturas para que eles sejam feitos participantes da vida eterna, e se esta ideia não existir na mente dos homens que Deus tem todo o conhecimento será impossível exercer fé nele. [Como citado por Bruce R. McConkie em Mormon Doctrine  (Salt Lake City: Bookcraft), p. 264]
Se Deus estivesse interessado apenas com algumas verdades que ele já teve a chance de aprender ou experimentar com alguns fatos que ele já descobriu, não teríamos ideia do verdadeiro fim e propósito da criação.
Heresia dois se preocupa com a relação entre a evolução biológica e a religião revelada e faz a pergunta se eles podem ser harmonizados.
Há aqueles que acreditam que a teoria da evolução orgânica é contrária aos princípios claros e explícitos estabelecidos nas escrituras sagradas como estes têm sido interpretado e ensinado por Joseph Smith e seus companheiros. Há outros que pensam que a evolução é o sistema usado pelo Senhor para formar a vida vegetal e animal e para colocar o homem na terra.
Posso dizer que toda a verdade está de acordo, que a verdadeira religião e a verdadeira ciência prestam o mesmo testemunho, e que, no sentido verdadeiro e pleno, a verdadeira ciência é parte da verdadeira religião. Mas posso também levantar algumas questões de natureza grave. Existe alguma maneira de harmonizar as falsas religiões da Idade das Trevas com as verdades da ciência, como eles já foram descobertas? Existe alguma maneira de harmonizar a religião revelada que chegou até nós com os postulados teóricos do darwinismo e as diversas especulações descendente daí?
Devemos nós aceitar o famoso documento da Primeira Presidência publicado, nos dias do Presidente Joseph F. Smith, intitulado "A Origem do Homem" significando exatamente o que diz? É a doutrina do evangelho que Adão estava ao lado de Cristo em poder e força e inteligência antes das fundações deste mundo ser estabelecidas; que Adão foi colocado na Terra como um ser imortal, que não havia morte no mundo para ele ou para qualquer forma de vida até depois da queda, que a queda de Adão trouxe a morte temporal e espiritual para o mundo, que essa morte física afetou todas as formas de vida na terra, sobre o homem e animal, peixes e aves e plantas, que Cristo veio para resgatar o homem e todas as formas de vida a partir dos efeitos da morte temporal trazida ao mundo por causa da queda, e, no caso do homem da morte espiritual também, e que este resgate inclui a ressurreição do homem e de todas as formas de vida? Você pode harmonizar essas coisas com as postulações do evolucionismo de que a morte sempre existiu e que as várias formas de vida evoluíram a partir de formas anteriores por períodos astronomicamente longos de tempo?
Você pode harmonizar as teorias dos homens com as palavras inspiradas que dizem:
E então, eis que se Adão não houvesse transgredido, não teria caído, mas permanecido no jardim do Éden. E todas as coisas que foram criadas deveriam ter permanecido no mesmo estado em que estavam depois de haverem sido criadas; e deveriam permanecer para sempre e não ter fim.
E não teriam tido filhos [referindo-se a Adão e Eva]; portanto teriam permanecido num estado de inocência, não sentindo alegria por não conhecerem a miséria; não fazendo o bem por não conhecerem o pecado.
Mas eis que todas as coisas foram feitas segundo a sabedoria daquele que tudo conhece.
Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria.
E o Messias vem na plenitude dos tempos para redimir da queda os filhos dos homens. [2 Ne. 2:22-26]
Estas são perguntas para as quais todos nós devemos encontrar respostas. Cada pessoa deve escolher por si mesmo o que vai acreditar. Eu recomendo que todos vocês estudem e reflitam e orem, e busquem luz e conhecimento nestes e em todos os campos.
Eu acredito que a expiação de Cristo é o grande e eterno fundamento sobre o qual repousa a religião revelada. Eu acredito que nenhum homem pode ser salvo, a menos que ele acredite que o sacrifício expiatório de nosso Senhor traz a imortalidade a todos e vida eterna para aqueles que creem e obedecem, e nenhum homem pode crer na expiação, a menos que ele aceite tanto a filiação divina de Cristo e da queda de Adão.
O meu raciocínio me leva a concluir que, se a morte sempre prevaleceu no mundo, então não foi a queda de Adão que trouxe a morte de todas as formas de vida, que, se Adão não caiu, não há necessidade de uma expiação, que se não houve expiação, não há salvação, não há ressurreição, e sem a vida eterna, e que se não houvesse expiação, não há nada em todas as gloriosas promessas que o Senhor nos deu. Acredito que a queda afeta o homem, todas as formas de vida e da própria Terra.
Heresia três: Há quem diga que o casamento no templo nos assegura uma eventual exaltação. Alguns supõem que os casais casados ​​no templo que cometem todo tipo de pecado e que em seguida pagar a pena eventualmente vai ganhar sua exaltação.
Este pensamento é contrário a todo o sistema e o plano que o Senhor tem ordenado um sistema em que temos o privilégio de exercer a nossa salvação com temor e tremor diante dele. Se crermos e obedecermos, se entrarmos nas águas do batismo e fazer convênios solenes com o Senhor para guardar os seus mandamentos, deste modo, entraremos em um caminho estreito e apertado que leva a porta do arrependimento e do batismo de uma recompensa que é chamada de vida eterna. E se atravessar o comprimento do caminho indo para cima e para frente, guardando os mandamentos, amar o Senhor, e fazendo tudo o que devemos fazer, eventualmente seremos herdeiros dessa recompensa.
E exata e precisamente no mesmo sentido, o casamento celestial é uma porta que nos coloca em um caminho que leva à exaltação no mais alto céu do mundo celestial. É nesse reino mais elevado de glória e dignidade e honrar que a unidade familiar continua. Aqueles que herdarem um lugar no mais alto dos céus recebera a recompensa que é chamada vida eterna. O batismo é um portão, o casamento celestial é um portão. Quando chegarmos aos caminhos que eu disse, então somos obrigados a guardar os mandamentos. Minha sugestão neste caso é que você vá para o templo e ouça uma cerimônia de casamento celestial, prestando particular e especial atenção às palavras, e aprender quais são as promessas que são dadas. E você vai aprender que todas as promessas feitas são condicionadas mediante o cumprimento subsequente de todos os termos e condições dessa ordem do matrimônio.
Heresia quatro: Há aqueles que acreditam que a doutrina da salvação dos mortos oferece aos homens uma segunda chance para a salvação.
Conheci um homem, já falecido, e um não membro da Igreja, que era um degenerado e um velho réprobo que encontrou prazer como ele supunha, vivendo à maneira do mundo. Um cigarro pendia de seus lábios, o álcool se dominava o hálito, mente profanas e histórias obscenas contaminaram seus lábios. Seu status moral deixou muito a desejar.
Sua esposa era membro da Igreja, tão fiel quanto ela poderia ser, dadas as circunstâncias. Um dia ela disse a ele: "Você sabe que a Igreja é verdadeira, por que você não vai ser batizado?" Ele respondeu:
"Claro que eu sei que a Igreja é verdadeira, mas eu não tenho nenhuma intenção de mudar meus hábitos, a fim de participar. Prefiro viver do jeito que eu faço. Mas isso não me preocupa nem um pouco. Sei que assim como eu morrer, você vai ter alguém para ir ao templo e fazer o trabalho por mim e tudo de qualquer maneira sairá bem no final."
Ele morreu e ela fez o trabalho no templo. Não cabe a nós julgar e negar ordenanças vicárias para as pessoas. Mas o que isso vai o beneficiar?
Não existe tal coisa como uma segunda chance para ganhar a salvação. Esta vida é o tempo e o dia de nossa provação. Porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, virá à noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado. Para aqueles que não tiveram nenhuma oportunidade de crer e obedecer à palavra sagrada em vida, à primeira chance de ganhar a salvação virá no mundo espiritual. Se aqueles que ouvem a palavra pela primeira vez nos reinos seguintes são do tipo de pessoas que teriam aceitado o evangelho aqui caso tivesse sido oferecida a oportunidade, eles vão aceitá-la lá. Salvação para os mortos é para aqueles cuja primeira chance de receber a salvação está no mundo espiritual. Na revelação recém-adicionada em nosso cânone de Escrituras estas palavras são encontradas:
Assim veio a mim a voz do Senhor, dizendo: Todos os que morreram sem conhecimento deste evangelho, que o teriam recebido caso tivessem tido permissão de aqui permanecer, serão herdeiros do reino celestial de Deus;
Também, todos os que morrerem daqui em diante sem conhecimento dele, que o teriam recebido de todo o coração, serão herdeiros desse reino;
Pois eu, o Senhor, julgarei todos os homens segundo suas obras, segundo o desejo de seu coração. [D&C 137:7-9]
Não há outra promessa de salvação além da citada nesta revelação. Aqueles que rejeitaram o evangelho nesta vida e recebem no mundo espiritual não irão para o celestial, mas para o reino terrestre.
Heresia cinco: Há aqueles que dizem que há progressão de um reino para outro nos mundos eternos, ou que reinos inferiores, eventualmente irão evoluir para onde reinos mais elevados estiveram uma vez.
Essa crença acalma os homens em um estado de segurança carnal. Ela faz com que eles digam,
"Deus é tão misericordioso, certamente ele vai salvar a todos nós eventualmente, se não ganharmos o reino celestial agora, eventualmente vamos, então por que se preocupar?"
Ela permite que as pessoas vivam uma vida de pecado aqui e agora, com a esperança de que eles serão salvos eventualmente.
A verdadeira doutrina é que todos os homens serão ressuscitados, mas eles sairão na ressurreição com diferentes tipos de corpos, celestes, outros terrestres e outros telestes, e alguns com corpos incapazes de suportar qualquer grau de glória. O corpo que recebemos na ressurreição determina a glória que receberemos nos reinos que estão preparados.
Destes no mundo teleste está escrito:
“E serão servos do Altíssimo; mas onde Deus e Cristo habitam não poderão vir para todo o sempre.” [D&C 76:112]
Daqueles que tiveram a oportunidade de entrar no novo e eterno convênio do casamento nesta vida e que não o fizeram a revelação diz:
“Portanto quando estão fora do mundo não se casam nem são dados em casamento, mas são designados anjos no céu, anjos esses que são servos ministradores, para ministrar em favor daqueles que são dignos de um peso muito maior, imensurável e eterno de glória.
Porque esses anjos não guardaram minha lei; portanto não podem crescer, mas permanecem separados e solteiros, sem exaltação, no seu estado de salvação, por toda a eternidade; e daí em diante não são deuses, mas anjos de Deus para todo o sempre.” [D&C 132:16-17]
Eles nem progridem de um reino para o outro, nem um reino menor jamais chegará onde um reino mais elevado uma vez esteve. Qualquer que seja progresso eterno existente é somente dentro de uma esfera.
Heresia seis: Há aqueles que acreditam ou dizem acreditar que Adão é nosso Pai e nosso Deus, que ele é o pai de nossos espíritos e de nossos corpos, e que ele é o único que adoramos.
O diabo mantém viva esta heresia como um meio de obter conversos ao cultismo. Ele é contrário a todo o plano de salvação estabelecido nas escrituras, e qualquer um que tenha lido o livro de Moisés, e qualquer um que tenha recebido a investidura do templo, não tem desculpa alguma para ser desencaminhado por isso. Aqueles que estão tão aliciados rejeitam o profeta vivo e fecham os ouvidos para os apóstolos de seus dias. "Seguiremos aqueles que vieram antes", dizem eles. E sendo assim tão determinados, logo estarão prontos para entrar relações poligâmicas que destroem suas almas.
Nós adoramos o Pai, em nome do Filho, pelo poder do Espírito Santo, e Adão é o seu servo mais importante, por quem o povoamento do nosso planeta foi iniciado.
Heresia sete: Há aqueles que acreditam que devemos ser perfeitos para ganhar a salvação.
Isto não é realmente uma grande heresia, apenas um mal-entendido doutrinário que eu gostaria de mencionar aqui a fim de ajudar a completar nossa discussão e voltar nossa atenção de coisas negativas para coisas positivas. Se mantivermos dois princípios em mente vamos saber que bons e fiéis membros da Igreja serão salvos mesmo que eles estejam longe de ser perfeito nesta vida.
Estes dois princípios são:
(1) Que esta vida é o tempo determinado para os homens prepararem-se para encontrar Deus e que esta vida é o dia da nossa provação, e
(2) Que o mesmo espírito que possuir vosso corpo quando deixardes esta vida, esse mesmo espírito terá poder para possuir vosso corpo naquele mundo eterno.
O que estamos fazendo como membros da Igreja é traçar um curso que leva à vida eterna. Houve apenas um ser perfeito, o Senhor Jesus. Se os homens tiverem de ser perfeito e viver toda a lei rigorosamente, totalmente e completamente, haveria apenas uma pessoa salva na eternidade. O profeta ensinou que há muitas coisas a serem feitas, mesmo no além-túmulo, em alcançarmos nossa salvação.
E então o que fazemos nesta vida é traçar uma rota que conduz à vida eterna. Esse curso começa aqui e agora, e continua nos planos futuros. Devemos determinar em nossos corações e em nossas almas, com todo o poder e a capacidade que temos, que a partir deste momento em diante, vamos prosseguir em retidão, ao fazê-lo, podemos ir para onde Deus e Cristo estão. Se fizermos essa determinação firme, e nos manter neste curso até quando esta vida terminar, vamos continuar nesse mesmo curso na eternidade. Esse mesmo espírito que possui nossos corpos no momento em que partimos desta vida mortal terá poder para possuir nossos corpos no mundo eterno. Se sairmos desta vida amando o Senhor, desejando retidão, e pretende adquirir os atributos da divindade, teremos o mesmo espírito no mundo eterno, e vamos então continuar a avançar e progredir até finalmente um dia destinado que vamos possuir, receber e herdar todas as coisas.
Agora eu não digo que estas são as únicas grandes heresias que prevalecem entre nós. Há outros que poderiam ser mencionados. Minha sugestão, em relação a todas as doutrinas e princípios, é que nos tornemos estudantes das Sagradas Escrituras, e que nos moldemos nosso pensamento e nossas crenças com o que se encontra nas obras-padrão. Precisamos ser menos preocupado com os pontos de vista e opiniões que os outros têm expressado e beber diretamente da fonte que o Senhor nos deu. Então, vamos chegar a uma verdadeira compreensão dos pontos de sua doutrina. E se prosseguir por esse caminho, em breve vamos descobrir que ele continua em uma direção diferente da que o mundo segue. Nós não seremos incomodados com os pontos de vista intelectuais e expressões de pessoas sem inspiração. Logo obteremos por nós mesmos o testemunho do Espírito de que estamos trilhando um curso que é agradável ao Senhor, e esse conhecimento será purificador, santificador e uma influência edificante sobre nós.
Agora, a fim de ter as coisas em perspectiva, deixe-me identificar as três maiores heresias em toda a cristandade. Elas não prevalecem entre nós, felizmente, mas elas fazem parte da escuridão universal que cobre a terra e apaga da mente dos homens as verdades sobre a qual repousa a salvação.
A maior verdade que o homem conhece é que há um Deus no céu que é infinito e eterno, que ele é o criador, sustentador e preservador de todas as coisas, que ele nós criou e criou os céus siderais e ordenadeu e estabeleceu um plano de salvação pelo qual podemos avançar e progredir e se tornar como ele. A verdade pertencente a ele é que ele é nosso Pai no céu, que ele tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem, que ele é uma pessoa literal, e que se crermos e obedecermos suas leis, podemos ganhar a exaltação que ele possui. Agora que é a maior verdade e o conceito mais glorioso conhecido pela mente humana, e o inverso é a maior heresia em toda a cristandade.
A heresia cristã, onde Deus está em causa, é que essa Divindade é uma essência espiritual que enche a imensidão do espaço, que ele é três seres em um, que ele é incriado, incorpóreo e incompreensível, que ele é sem corpo, partes ou paixões, que ele é um espírito inexistente que está em toda parte e em lugar nenhum especifico. Estes são conceitos escritos nos credos das igrejas do mundo.
A segunda maior verdade em toda a eternidade pertence à filiação divina do Senhor, Jesus Cristo. Ele inclui a verdade eterna que ele foi preordenado nos conselhos da eternidade para vir à terra e ser o Redentor dos homens, para vir e resgatar os homens da morte temporal e espiritual trazida sobre eles pela queda de Adão. Esta segunda maior verdade é que Cristo passou pelo sacrifício expiatório infinito e eterno para que todos os homens sejam levantados em imortalidade e quem crer e obedecer seram levantado para a vida eterna.
Agora, a segunda maior heresia em toda a cristandade é projetada para destruir as glórias e maravilhas da infinita e eterna expiação. Isto é, que os homens são salvos por algum tipo de serviço de bordo, pela graça de Deus, sem trabalho e sem esforço da sua parte.
Agora, o oposto disso é a terceira maior heresia em toda a cristandade. Isto é que a revelação cessou, que a boca de Deus está fechada, que o Espírito Santo já não inspira homens, que os dons do Espírito Santo foram encerrados após a morte dos antigos apóstolos, e que não precisamos mais seguir o caminho por eles traçado.
Eu simplesmente nomeei estas coisas, eu acho que você vai querer pesar e avaliar o que está envolvido. Eu acho que você vai querer ponderar e pensar e pesquisar as escrituras. Depois de Jesus ter ensinado os nefitas como uma pessoa ressuscitada, dando-lhes tanta verdade e sabedoria quanto ele sentiu que eles poderiam absorver de uma só vez, ele aconselhou-os a ir para suas casas, e para refletir em seus corações as coisas que ele tinha dito e orar ao Pai em seu nome para descobrir se elas eram verdadeiras, e depois para voltar no dia seguinte e ele iria ensiná-los mais.
Agora isso nos dá o padrão pelo qual devemos operar na Igreja. Nós nos reunimos em congregações, buscando a orientação do Espírito Santo, estudando as revelações, lendo as escrituras, e ouvindo a doutrina e os conselhos dados por aqueles que são ministros designados. Estes ensinamentos deveriam ser entregues pelo poder do Espírito Santo. Eles devem ser recebidos pelo mesmo poder. E se forem, então o falante e o ouvinte serão mutuamente edificados, e teremos a adoração própria e verdadeira.
Então quando a reunião terminar o "amém" não deve acabar com ela. Devemos ir para as nossas casas, nossas famílias e os nossos círculos e devemos buscar as revelações e descobrir o que o Senhor disse sobre os temas envolvidos. Devemos procurar entrar em sintonia com o Espírito Santo para ganhar um testemunho, não apenas da verdade e da divindade da obra na qual estamos envolvidos, mas também das doutrinas que são ensinadas por aqueles que pregam para nós. Nós viemos para estas congregações, e às vezes um orador traz um jarro de água viva que tem em si muitos litros. E quando ele derrama-o sobre a congregação, todos os membros trouxeram apenas copos e então isso é tudo o que tiram. Ou talvez eles tenham as mãos sobre os copos e eles não recebem nada.
Em outras ocasiões, temos reuniões onde o orador vem e tudo o que ele traz é um copo pequeno da verdade eterna, e os membros da congregação vêm com um grande jarro e todos eles ficam com apenas alguns respingos que vieram de um homem que deveria ter maior conhecimento e que deveria ter se preparado melhor e ter falado das revelações e falado pelo poder do Espírito Santo. Somos obrigados na Igreja falar pelo poder do Espírito Santo. Somos ordenados a entesourar as palavras de luz e de verdade e depois transmitir a parte que é apropriada e necessária em todas as ocasiões.
Eu não acho que as heresias que mencionei são comuns na Igreja. Eu acho que a grande maioria dos membros da Igreja, acredita e compreende verdadeiras doutrinas e procuram aplicar os princípios verdadeiros em suas vidas. Infelizmente, existem algumas pessoas que agitam e levantam estas questões acima, que têm algum interesse pessoal para resolver, e que desejam espalhar filosofias por eles mesmos, filosofias essas que os juízes em Israel podem facilmente discernir que não estão em harmonia com a mente e vontade e propósito do Senhor. Cabe a nós acreditar que na verdade. Nós temos a obrigação de descobrir o que é verdade, e então temos a obrigação de andar na luz e aplicar as verdades que aprendemos para nós mesmos e para influenciar os outros a fazer o mesmo.
Agora a coisa gloriosa e maravilhosa sobre todo este sistema de religião revelada que o Senhor, nosso Deus, tem nos dado é o fato de que ela é verdadeira. Não há conceito mais grandioso, maravilhoso, glorioso do que este simples de que a obra em que estamos engajados é verdadeira. E porque é verdade irá triunfar e prevalecer, e o conhecimento de Deus e de suas verdades vão rolar para adiante até que ela cubra toda a terra como as águas cobrem o mar. Nós não esperamos ter uma sociedade perfeita entre nós até os dias do milênio. Mas isso não está muito distante. E quando esse dia chegar, vamos todos, como dizem as escrituras, ver olho no olho e falar a uma só voz, e o próprio Senhor habitar entre nós. Ele não podia habitar entre nós agora, porque estamos divididos e nós não estamos vivendo em perfeita harmonia e unidade e com a devoção que prevaleceu entre os santos na cidade de Enoque.
Queira Deus que sejamos sábios no que fazemos, para que possamos buscar a verdade, para que possamos viver em harmonia com a verdade, para que possamos dar testemunho da verdade e que possamos como consequência, ter alegria e paz e felicidade aqui e agora e ser herdeiros, no devido tempo, da recompensa eterna no reino de nosso pai. Esta é a minha oração para mim e para todos vocês e para todos os membros da Igreja, e por pesquisadores da verdade honestos em todos os lugares, e eu ofereço em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.


Este serão foi dirigido no Marriott Center da Universidade Brigham Young em 1 de Junho de 1980.




Comentários

  1. infelizmente o link do PDF está direcionando pra "como obter revelação pessoal", creio que o link correto seja https://docs.google.com/file/d/0B7_D4jp1lGxdWHBvb00ycHdkVjA/edit

    muito bom o blog, obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Blocos de Edificação Do Universo - Cleon Skousen (Building Blocks of the Universe em Português)